Motivação pelo Reconhecimento
Quase todas as pesquisas mostram o reconhecimento no trabalho como um fator motivacional, muitas vezes no topo da lista, acima da promoção ou do aumento de salário. Quase, porque as outras pesquisas não enxergaram esse detalhe.
O reconhecimento de colaboradores não é apenas um acessório ou gesto gratuito para as pessoas. Ele é um elemento de comunicação fundamental que reforça a importância das pessoas, como pessoas, e não meras ferramentas para o sucesso de negócio. Quando as pessoas são reconhecidas, elas tendem a repetir as mesmas ações e mostrar os mesmos comportamentos que agradam a empresa. O contrário também é verdade.
O sistema de reconhecimento de funcionários é simples, imediato e poderoso. É fácil de implantar.
O que dificulta a implantação desse sistema é aquela crença de sempre: de que o reconhecimento gera pessoas relaxadas e menos comprometidas. Alguma lógica nessa?
Essa é a lógica do chefe durão, mesquinho e carente! Daquele que não sabe gerar a própria motivação. Tadinho!
O reconhecimento tem que ser proporcional ao desempenho e específico o suficiente para reforçar o comportamento que a instituição busca destacar nos seus funcionários. E um pouco de bom senso ajuda. Quando é formal e público, o reconhecimento deve criar um senso de coletividade, e evitar a percepção de favoritismo para algumas pessoas. Isso pode gerar ciúmes, comparações etc. Aquelas coisas! Quando é feito num contexto privado, o reconhecimento deve ser positivo, honesto e objetivo.
O verdadeiro reconhecimento não precisa de plateia e aplausos. É feito na sinceridade das palavras e na generosidade dos gestos.
*
(Inteligência Espiritual Empresarial/
HiPos Business English)
www.belovedlife.com.br